As cores e a magia do mundo em RGB

Sempre fui apaixonado por cores, se bem que quando era criança, lembro de meus pais serem chamados à diretoria da minha pré escola para darem explicações do porquê eu para desenhar, usava só os lápis preto. O meus e os dos meus amiguinhos, que depois de rápida negociação, trocavam os coloridos da minha caixa de lápis de cor pelos pretos dos estojos deles, afinal, que criança iria colorir desenhos na pré escola com lápis preto? Ah, claro: Eu.

Eu só usava o tal lápis preto.

Obviamente meus pais não tinham a menor ideia do motivo da minha fixação pela cor preta. Eu também não tinha, talvez a capa reluzente do Zorro o vingador mascarado? ou da roupa imponente do Batman o Homem Morcego, vai saber.

Desta época em diante – até os dias de hoje, mesmo com a minha insistente explicação e comprovação factual  – minha família ainda confunde Daltonismo com cegueira cromática! mas é compreensível, só 8,5% dos homens no mundo são daltônicos e entre eles ainda há diversas classificações como os tritanos, portadores de uma variação chamada Tritanopia. Os deutanos, portadores da variação Deuteranopia e os protanos  que possuem uma variação conhecida por Protanopia.

Claro que, dentro da família, isso sempre foi motivo de gozação. Primos riam de mim quando eu chamava um azul de roxo, ou um roxo de azul afinal, fui aprender isso bem mais tarde, sou diagnosticado como um daltônico do tipo tritano, o mais raro dos tipos daltônicos e percebo alterações tão sutis nas tonalidades de cores amarelas e azuis que pessoas normais nem sonham em ver. Aliás é bom lembrar que o ser humano é incapaz de imaginar uma cor que nunca tenha enxergado porque o cérebro não tem esta capacidade.

Na minha profissão tive a oportunidade de aprender profundamente sobre as cores, tecnicamente falando, suas vibrações de onda, cores contrárias e todas as suas relações e classificações. Desde a minha primeira formação superior, estudar cores e suas aplicações no design sempre foi uma busca constante e atualmente com a valorização cada vez maior inclusive por parte da Google da melhor experiência do usuário ao utilizar um site, a boa aplicação de cores será cada vez melhor considerada e os profissionais de User Experience que dominarem suas teorias, mais valorizados.

 

2

Discussão (2)

A publicação de comentários foi desativada neste documento.

Translate >>
avatar

Autthentic

Esta web utiliza cookies propias para su correcto funcionamiento. Al hacer clic en el botón Aceptar, acepta el uso de estas tecnologías y el procesamiento de tus datos para estos propósitos. Más información
Privacidad

New Report

Close